ARTIGO: Cliente interno e externo: Qual a diferença?

Ao abrir uma empresa ou um empreendimento necessitamos de clientes, não é mesmo? Porque é deles que precisamos para as relações de negócios, compras e sugestões. Além do mais, ele é o grande responsável por render lucros à instituição empresarial.

Os clientes são classificados em dois grupos, o cliente interno e o cliente externo, mas afinal, qual é a diferença de um para o outro?

Cliente interno: são todos aqueles que fazem parte do nosso dia a dia dentro do ambiente de trabalho como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista dentre outros, ou seja, o cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. Por exemplo, a copeira que serve o cafezinho para o administrador ou o técnico de informática que faz a manutenção do computador do setor financeiro.

Cliente externo: são aqueles que mantêm a empresa financeiramente através das compras de produtos e da mão de obra oferecida pelo empreendedor, por exemplo, ao irmos ao supermercado fazer compras, nos tornamos um cliente externo, porque estamos comprando produtos que são oferecidos por aquela rede ou corporação.

Todos os clientes são importantes dentro ou fora de uma corporação independentemente se ele é externo ou interno, por isso, cabe à empresa trata-lo da melhor forma possível e criar métodos de qualidade que faça com que o mesmo esteja por dentro das atividades empresariais, seja na compra de produtos ou prestações de serviços.

FONTE: https://www.portaleducacao.com.br

Faculdade de Tecnologia de Araraquara

Rua: Precide Scarpino Martim, 126 Jardim Santa Clara

CEP: 14811-373, Araraquara/SP

Telefone: (16) 3339-7841 Email: fatecararaquara@gmail.com